"Sonho que se sonha junto é realidade."
Raul Seixas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Projeto "Monteiro Lobato" com o 3° ano das professoras Adriana, Carol e Danielle

APRESENTAÇÃO COM AS PROFESSORAS PARA COMEMORAR DIA DO LIVRO

 

 






Flores com carimbo dos pezinhos
maristela souzaemPra Gente Miúda - Há um dia
Oie!!! Voltamos com uma sugestão de atividade muito fofa para fazer com a turminha do maternal, creche e berçário... a dica é para ser trabalhada no dia das mães, em cartões, lembrancinhas, atividades. Fica uma graça!!! Já temos aqui várias sugestões para fazer flores usando as mãos como carimbos, agora sugerimos carimbar os pezinhos dos bebês e fazer esta linda atividade! Fica uma verdadeira obra de arte! Você pode carimbar em papel sulfite. Depois pinte o caule com tinta verde. Agora cole um vasinho feito com papel estampado, tecidinho, feltro, eva ou outro material de sua escolha.... mais »

Triciclo reciclado para o Dia das Mães

maristela souzaemPra Gente Miúda - Há 3 dias
Oieee!!! Hoje eu vim mostrar uma ideia maravilhosa, criativa e sustentável! Lembra do triciclo reciclado que postei para a páscoa? Se você não viu *veja aqui*... nós postamos esta dica e ela bombou na internet, batendo um record de compartilhamentos e postagens (e ainda removeram meus créditos!!!). Agora, fiz a minha versão do triciclo para o *Dia das Mães* e ficou um mimo!!! ♥ Acrescentei alguns detalhes, como por exemplo o tecidinho estampado e o CD encapado com EVA. Fiz passo a passo, oba!!! Vem ver!!! [image: lembrancinha reciclada para o dia das mães] Gamaram né? Eu também... ge... mais »

Jogral para o dia das mães

Andreza Santos Florencio de MeloemMeus Trabalhos Pedagógicos ® - Há 3 dias
*Encontrei esse jogral para dia das mães. Muito lindo e fácil de montar. Para as crianças menores que não conseguem decorar as frases dá para elas entrarem com cartazes com fotos de suas mães.* 1 – Guardando as coisas boas no coração Leitor 1: Para um filho, as coisas que a mãe fala são sempre muito importantes. Leitor 2 : Muitas coisas ficam gravadas na mente Leitor 3: e a pessoa se lembra delas até ficar adulto. Todos os 3 : Guardando as coisas boas no coração Leitor 1 : As mães (e os pais também) ensinam coisas importantes para a vida toda Leitor 2 : Tente lembrar agora algumas coisa... mais »

Como fazer bolhinhas de sabão - receita

Andreza Santos Florencio de MeloemMeus Trabalhos Pedagógicos ® - Há 3 dias
Receita de detergente para bolhinhas de sabão: 1 copo de água 1/4 copo de detergente 1 colher de açúcar ou mel Misture os três ingrediente sem sacudir. Pronto, agora faça bolhinhas com suas crianças a vontade. Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Plano de aula - Matemática

Andreza Santos Florencio de MeloemMeus Trabalhos Pedagógicos ® - Há 3 dias
Plano de aula Matemática: Bolhas de sabão Autora: Andreza Melo Menezes Idade: A partir de 4 anos Objetivos: - Trabalhar números de 0 a 10 - Desenvolver a coordenação, concentração e raciocínio lógico; - Despertar o gosto pela participação, interação e musicalização. Atividades a realizar: -Trabalhar repetição dos números; -Atividades de coordenação e formas geométricas; -Números e suas ordens e sequencias; - Trabalhar a música "Bolha de Sabão" do Cd Galinha Pintadinha. -Brincar com bolhas de sabão Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Sacolinhas com rolo de papel higiênico

maristela souzaemPra Gente Miúda - Há 5 dias
Oi gente!!! Vim mostrar para vocês uma simples dica para fazer lembrancinha para o *dia das mães* com reciclagem de rolo de papel higiênico... O custo desta atividade é bem em conta, vamos usar somente rolinhos de papel higiênico, papel e limpa cachimbos para a alça... ótimo para quem tem turmas grandes e está com poucos recursos. Vamos ver e aprender? *Atenção para o passo a passo, muito fácil!* 1. Corte o rolinho ao meio e encape com papel colorido, colando com cola ou durex. Pode ser o papel que você preferir, papel de seda, papel craft, papel de presente... outra sugestão fofa é... mais »

quarta-feira, 16 de abril de 2014

DIA 19 DE ABRIL- DIA DO ÍNDIO

                    O Dia do Índio serve de motivo para várias atividades na educação infantil.
  O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, é uma data que impulsiona várias homenagens aos povos indígenas e descendentes. Esta ocasião se revela apropriada para conhecer um pouco mais sobre os hábitos e costumes das tribos e se envolver com os traços culturais dos primeiros habitantes do Brasil.
A decisão de oficializar o dia 19 de abril como sendo o ‘Dia do Índio’ foi tomada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A partir de então a data comemorativa passou a motivar eventos sobre a cultura indígena e passou a ter um impacto muito forte principalmente na escola.
O Dia do Índio serve de inspiração para propor diversas atividades infantis, contribuindo desta forma com a interação das crianças e com o aprendizado sobre a cultura de outro povo. Quando os alunos se envolvem nas atividades, eles passam a adquirir novos conhecimentos sobre a vida dos indígenas e desfrutam de momentos divertidos.




Os trabalhinhos em sala de aula encantam e divertem as crianças.


Confira a seguir sugestões de atividades infantis para o Dia do Índio que podem ser propostas na escola.
1. Desenhos para Colorir
Distribuir desenhos para que as crianças possam colorir é uma atividade bastante comum à educação infantil. Apesar de simples, este trabalho estimula a criatividade e proporciona bons momentos de entretenimento.
2. Pesquisas sobre a Cultura Indígena
Divida os alunos em grupos e proponha pesquisas a respeito os índios. Este tipo de atividade ajuda a desenvolver habilidades de investigação, interpretação e leitura para compreender melhor o tema. Cada equipe deverá pesquisar sobre um assunto relacionado ao povo indígena, tais como: forma de moradia, utensílios e armas, hábitos alimentares, lazer, forma de vida, entre outros.
3. Montagem de máscara ou cocar
O Dia do índio pode ser uma ótima oportunidade para que as crianças possam criar figurinos temáticos.  A professora pode distribuir moldes entre os alunos para a confecção de máscara ou cocar, distinguindo as peças de meninos e meninas. Lápis de cor, tinta guache, glitter, cola colorida e penas são alguns materiais úteis no trabalho.
4. Pintura do rosto                      
Ao invés de propor que cada criança confeccione a sua própria máscara de indiozinho, também existe a possibilidade de pintar o rosto de maneira temática. A professora deve coordenar esta atividade e tomar cuidado com os materiais usados, afinal, certos produtos podem afetar a pele.
5. Artesanato com materiais recicláveis
Que tal aliar o Dia do Índio com a consciência sustentável? Então saiba que isto é possível através do artesanato com materiais recicláveis. Entre as ideias que fazem sucesso na educação infantil, vale destacar o cocalho de garrafa PET, o colar de macarrão e fantoches de palitos de picolé.
6. Passeios temáticos
Em visita a uma exposição, por exemplo, a criança conhece os utensílios usados pelos índios.
Com a autorização dos pais e da escola, a professora pode levar os alunos para passeios temáticos em comemoração ao Dia do Índio. Existem muitos museus que fazem exposições sobre a cultura indígena e merecem ser visitados.
7. Músicas e brincadeiras
Selecione algumas brincadeiras temáticas e proponha aos alunos no Dia do Índio. Aproveite a ocasião para ensinar canções para as crianças, incluindo no repertório as músicas mais conhecidas como ‘Os Indiozinhos’, ‘Brincar de índio’, ‘Meu Amigo índio’ e ‘Curumim’.
Publicado por: www.mundodastribos.com/atividades-para-o-dia-dos-indios.html
                                                   APROVEITEM!!!!

DIA 18 DE ABRIL - DIA DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem à Monteiro Lobato e serve de estímulo para as crianças adotarem o hábito da leitura.

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Nesta ocasião, é muito válido incentivar a leitura entre as crianças, tanto em casa como na escola. Ao adquirir o hábito de ler desde a infância, o indivíduo aumenta sua capacidade cognitiva e adquire novos conhecimentos.
Apesar de todos os benefícios que estão associados à leitura, uma pesquisa realizada recentemente revelou que as crianças estão lendo menos. De acordo com os dados levantados pela Fundação Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, a quantidade de pequenos leitores brasileiros caiu consideravelmente.
O dia 18 de abril deve servir de estímulo para que as crianças comecem a se interessar e sentir prazer pela leitura. Como o livro infantil é o gênero favorito entre os leitores com idade entre 5 e 10 anos, ele deve ser mais divulgado nas escolas e ser abordado em casa com motivação dos pais para criar o hábito de ler.
                                     Origem do Dia Nacional do Livro Infantil





O dia nacional do livro infantil foi criado não só para motivar a leitura, mas também para fazer uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882. Especializado na Literatura Infanto-Juvenil, o escritor ganhou muitos prêmios por causa dos seus trabalhos e se tornou um nome respeitado no campo literário.
Entre as obras mais notáveis de Monteiro Lobato, vale ressaltar “Jeca Tatu”, “A Menina do Nariz Arrebitado” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, sendo que o último trabalho mencionado inspirou uma produção televisiva. O escritor brasileiro foi responsável por criar personagens inesquecíveis, como Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e a Cuca.
Monteiro Lobato teve uma carreira de sucesso e em cada obra criada procurou valorizar traços da cultura brasileira. Ele trouxe a tona em suas histórias várias figuras folclóricas e também demonstrou grande habilidade para inserir elementos da literatura universal nos seus livros. O autor de livros infantis faleceu em 1948, mas deixou um legado que continua encantando gerações.
Em 2002, a data de nascimento de Monteiro Lobato foi oficialmente registrada como o Dia Nacional do Livro Infantil.
                            A importância da leitura para as crianças



A leitura contribui com a vida da criança de diversas maneiras, sobretudo para desenvolver a imaginação e a criatividade. Ao se envolver na história contada pelo livro infantil, o pequeno leitor amplia a sua visão de mundo, adquire cultura e desenvolve habilidades importantes no âmbito escolar, como escrita, pronúncia e interpretação.
Publicado por://www.mundodastribos.com/18-de-abril-dia-nacional-do-livro-infantil.html

CULTURA PARA DESENVOLVER

Minas
Território da Cultura
Alto Paranaíba

Este é o maior programa de regionalização e descentralização das políticas públicas culturais já realizado no Estado, com programação de espetáculos, oficinas, palestras, mostras, atividades artísticas e muito mais.
         Em Carmo do Paranaíba, acontecerá dia 26 e 27 de abril de 2014, a
OFICINA ITINERANTE – MINAS RAÍZES
Territórios do Saber
De 10h às 18h
No Prédio II da Escola Henriqueta
Praça Arthur Bernardes,183 - Centro
Venha participar!!!
Visite o site e acompanhe o calendário das ações:


quarta-feira, 9 de abril de 2014

DIA DO CIRCO

O CIRCO NA ED. INFANTIL









A Profª Cideia da Ed. Infantil exibiu um maravilhoso espetáculo circense nesta semana, teve dançarinas, palhaço, mágico entre outras apresentações. Choveu muito durante , mas como o show deve continuar os pais foram convidados para assistir na sala de aula. Que sucesso!

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 Dentro do Programa Saúde Na Escola da Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba, nesta semana realizou-se na Henriqueta a Semana Saúde Na Escola, entre outras atividades destacamos o papel dos professores de ed. Física Valter e Caren, que proporcionaram aos alunos momentos agradáveis na quadra e na Praça do Rosário.